Metabolismo ruim, câncer, cardiopatias e neurodegeneração: conheça os cavaleiros do apocalipse

O médico e autor Peter Attia enumera as enfermidades que mais atingem as pessoas na sua última década da vida
23/01/2026 14h55

É claro que muitas mortes acontecem por acidente ou são resultado de negligência, por exemplo. Mas, pensando nas causadas por doenças, há quatro condições que somadas matam a maioria esmagadora das pessoas na Terra (e nessa ordem): doenças cardiovasculares, câncer, neurodegenerações (como Parkinson e Alzheimer) e as enfermidades ligadas ao metabolismo, como diabetes.

O médico Peter Attia, autor do livro A arte e a Ciência de viver mais e melhor, chega a chamar as quatro condições de “os quatro cavaleiros”, uma referência aos anunciantes do apocalipse. De acordo com ele, provavelmente um (ou até mais de um) desses quatro problemas aparece até a última década de vida de qualquer pessoa.

E o que eles têm em comum? Inflamações crônicas, resistência a insulina e disfunção metabólica. De acordo com o médico, a resistência à insulina é um dos maiores aceleradores do envelhecimento, ao passo que ter uma boa capacidade aeróbica é uma das maiores garantias de longevidade.

“As grandes doenças do envelhecimento se desenvolvem silenciosamente por décadas e quando os sintomas finalmente aparecem, o processo já está avançado”, lamenta.

De acordo com Attia, o sono ruim e o estresse pioram as inflamações, o metabolismo e a cognição. “É possível dizer que o estresse crônico acelera o envelhecimento, por exemplo”, diz o médico em seu livro, escrito em coautoria com o jornalista Bill Gifford.

Em podcast visto por milhões de pessoas e em uma série aulas do renomado aplicativo  Masterclass, Attia propõe a reflexão: “imagine-se na última década da sua vida. Como você quer estar”?

De acordo com ele, a diferença de conseguir brincar com os netos ou viver relegado a uma cama é uma opção que se faz décadas antes de a velhice de fato chegar. “Esperar a doença aparecer para agir é uma estratégia falha. É preciso planejar a velhice como se planeja a carreira”.

Attia mostra que a opção de envelhecer bem passa por sono de qualidade, nutrição adequada a cada paciente, considerando a  reação do corpo aos alimentos e o principal: trabalho de força, capacidade aeróbica máxima, equilíbrio e proteção da massa muscular o quanto antes.

O SIS tem matérias sobre cada uma das condições apontadas por Peter Attia como os quatro cavaleiros do apocalipse. Leia a seguir:

Doenças neurodegenerativas

Demência tem várias causas e varia conforme a área do cérebro onde a perda se instala

Entrevista: Sintomas precoces da doença de Parkinson podem passar despercebidos

Doenças cardiovasculares

Maioria dos AVCs poderia ser evitada com hábitos mais saudáveis

Como agir se alguém tem um AVC?

Pressão alta e AVC têm tudo a ver

Movimentos rotineiros como subir escada podem salvar o coração

Câncer

Câncer de próstata é uma das principais ameaças à saúde do homem

Conheça sintomas que devem ser investigados para câncer de mama

Entrevista: o médico Martinho Cândido alerta sobre as doenças mais comuns entre as brasileiras

Câncer de pulmão: servidora da TV Senado conta a luta do marido fumante

Mamografia é a melhor arma contra o câncer de mama

Doenças metabólicas

Problemas no fígado podem evoluir de maneira silenciosa

Microbiota: você é o que você come

Pancreatite

Mais de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes

Diabetes exige controle e autoconhecimento